• Calendário

    Setembro 2009
    S T Q Q S S D
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    282930  
  • Categorias

  • Os mais clicados

    • Nenhum
  • Arquivo

  • Minas em Pauta no Twitter

Andrea Neves inaugura área de convivência para 47 crianças no Centro de Referência de Gestantes Privadas de Liberdade

Andrea Neves na inaugura~ Centro de Referência de Gestantes Privadas de LiberdadeçãoO menino Cauã, de 10 meses, adorou brincar com as bolas coloridas.  Já Mateus, de 4 meses, gostou mesmo foi de ficar sobre o tapete emborrachado, enquanto Gemima, 7 meses, se inquietava no colo da mãe para aproveitar o espaço especial para crianças. Essas são algumas das 47 crianças que vivem com suas mães no Centro de Referência de Gestantes Privadas de Liberdade, único do país para mulheres grávidas e com bebês de até um ano.

A presidente do Servas, Andrea Neves, inaugurou ontem no local uma área de convivência para mães e bebês. A área de 72m², construída em parceria com a Construtora UNI, é um espaço lúdico que visa proporcionar o desenvolvimento integral dos bebês, respeitando os laços de afeto entre mãe e filho nos primeiro meses de vida.

“O Governo de Minas rompe paradigmas ao criar o primeiro espaço para que  recuperandas fiquem com seus filhos . Eu me sinto orgulhosa desta alternativa, que celebra o respeito e compromisso com a vida”, disse Andrea Neves.

A interna Andrea  Alves agradeceu presenteando Andrea Neves com um cachecol. A recuperanda Taciana Vaz, 20, discursou em nome das mulheres do centro . “Nós erramos, mas aqui a gente aprende a ser mãe e vê uma luz no fim do túnel. Estamos recebendo carinho, atenção e dedicação de gente que nem conhecemos. Quero agradecer especialmente pelo carinho dado aos nossos filhos”, disse.

Taciana se alegrou com o novo espaço. “Minha filha agora vai se sentir crianças. Quando ela viu o espaço, seus olhos brilharam”, disse.
Além da área de convivência, que tem piso revestido com tapete emborrachado, brinquedos e cercadinhos, o centro recebeu do Servas 40 berços com móbiles e colchões para que mães e filhos possam ficar juntos nos quartos.

Em anexo à área foi construída uma lavanderia, para que as mães possam cuidar da higienização das suas roupas e a de seus filhos.
Mariana Theodossakis, diretora do centro, disse que o novo espaço deu alegria  ao centro. “Agora essas crianças vão poder brincar mesmo”, disse. O subsecretário de Administração Penitenciária, Genilson Zeferino, reforçou que, na unidade, as recuperandas têm a perspectiva de futuro ampliada.

Parceria

A Construtora UNI é parceira do Servas na construção do espaço de convivência. “Foi com emoção que atendemos ao pedido de Andrea Neves para cobrirmos o espaço onde ficaria a máquina de lavar. Mas, quando viemos aqui, nossa vontade de ajudar cresceu , o que ampliou a obra. E queremos continuar ajudando. Parabenizo Andrea Neves  pela preocupação em manter o vínculo de mãe e filho”, disse Liliama Simão de Siqueira, da construtora UNI.

Estiveram presentes na inauguração  a  secretária de Estado de Defesa Social em exercício, Soraia  Ghader , a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, Edna Roriz, do Instituto Edna Roriz, Raul Von Sperling , superintendente regional do Sesi.

Convênios

Também foi  firmado um termo de parceria entre a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) com o Sesi/Fiemg (Serviço Social da Indústria), por meio do Instituto Minas Pela Paz (IMPP), para cursos de artesanato de chinelos, bordado, confecção de bijuterias, manicure e pedicure, visando formação para a geração de renda para as mulheres da unidade. As aulas terão início no próximo dia 29.

Com o Instituto Edna Roriz foi  firmado convênio para cursos que capacitarão as mães para a produção de itens de higiene como sabonetes líquidos e desinfetantes; produtos alimentícios como pães e geléias e desidratação de ervas para temperos e chás.

Todo o material necessário será doado pelo instituto e a produção deverá ficar exposta em gôndolas solidárias em supermercados, empresas, secretarias de Estado, escolas e unidades prisionais. Além disso, será oferecida oficina de confecção de enxovais de bebês.

Expansão no Centro de Referência de Gestantes Privadas de Liberdade

Inaugurado em janeiro deste ano, o Centro de Referência da Gestante Privada de Liberdade em Vespasiano, único do Brasil para mulheres grávidas e mães de bebês até um ano, será expandido em breve.

Atualmente, encontram-se na unidade 47 mães e 47 crianças. Serão construídos oito novos alojamentos, ampliando as vagas para 110. As grávidas estão no Complexo Penitenciário Estevão Pinto  enquanto a obra não fica pronta, o que deve acontecer em dois meses.

“A rotina aqui é como se fosse a de uma casa. A gente acorda por volta das 7h, toma o café. Depois, dados os banhos nos nossos filhos e tem a hora da fruta, da papinha. Também damos na faxina nos quartos e no centro todo. Tem ainda a sala de televisão. Podemos assistir até as 22h”, relata Bruna Paula, 22, mãe do menino Mateus, 4 meses.

Inédito no país, o centro na possui grades, tornando o ambiente mais propício à presença de crianças. Em cada quarto ficam oito mulheres com seus filhos. As agentes foram treinadas para atender demandas de pré e pós-parto. Também ajudam nos cuidados com o recém-nascido, como cura do umbigo, amamentação e doenças de menor gravidade.

O acompanhamento das recuperandas e dos bebês é feito por uma equipe multidisplinar, formada por médico clínico geral, pediatra, ginecologista, dentista, psicólogos, assistentes sociais, terapeuta ocupacional e analista técnico jurídico

Deixe um comentário